Marcação de visita






No âmbito da missão da National Geographic no nosso país, foi desenvolvido um Programa Educativo enquadrado no 1º Summit da National Geographic, o qual contou com a presença de vários oradores internacionais, com destaque para a icónica primatologista Jane Goodall.

Sendo o primeiro ano deste Programa Educativo no nosso país, a National Geographic convidou um restrito número de escolas, escolhidas por apresentarem um programa escolar muito além da oferta curricular obrigatória e uma filosofia pedagógica na qual a educação humanitária assuma um papel fundamental. O Colégio Valsassina foi uma das seis escolas selecionadas. 

No dia 20 de abril, realizou-se um Workhop, no auditório do colégio, que foi a primeira etapa deste projeto. A partir desta data, foi lançado um desafio aos alunos das turmas 5.ºB; 5.ºC; 7.ºD; 8.ºC: Desenvolverem um projeto, de acordo com os princípios do programa “Roots & Shoots”. Este, é um programa internacional de ação para a juventude, criado pelo Jane Goodall Institute. Para Jane Goodall.

Os alunos começaram por refletir sobre problemas e preocupações a nível ambiental e social. De seguida, tiveram de tomar decisões: qual o tema a trabalhar e qual a abordagem a seguir. Deste modo, cada turma desenvolveu o seu projeto:

·         5.ºB:

Tema: Animais abandonados.

Campanha de apoio ao Grupo de Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal

·         5.ºC

Tema: Poluição/resíduos

Clean&Change

·         7.ºD

Tema: Desperdício alimentar/Dieta alimentar equilibrada

Food for Thoughts

·         8.ºC

Tema: Responsabilidade Social

Campanha de recolha de material para o Centro de Informação Juvenil (CIJ) do Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe

  

No dia 26 de maio, no Teatro Tivoli, as turmas envolvidas nesta iniciativa participaram numa sessão especial e exclusiva com Jane Goodall, onde foi possível apresentar o trabalho desenvolvido.

Durante o desenvolvimento dos projetos foi gratificante acompanhar o envolvimento ativo dos alunos e o seu crescimento. O envolvimento dos pais e encarregados de educação foi também significativo e essencial.

Agradecemos a todos os envolvidos. Sem a participação de todos os atores (alunos, pais/encarregados de educação, professores e colaboradores) não teria sido possível desenvolver estes projetos.

Endereçamos um agradecimento especial à National Geographic pelo convite que nos foi dirigido e pela oportunidade única que foi proporcionada aos nossos alunos.

Partilhamos o link dos vídeos realizados pela National Geographic:

- Vídeo - Colégio Valsassina:
ttps://foxgroup.app.box.com/s/qzktztd10jnft4btv7m5l204b8yz20u1

- Vídeo "geral" (inclui todas as escolas; vídeo apresentado no National Geographic Summit, no dia 26 de maio, no Teatro Tivoli): https://foxgroup.app.box.com/s/4wdzum80dmpy9h3cjxqkjm3iv0qyz1s6

Uma síntese dos projetos encontra-se também na edição de Junho 2017 da Gazeta Valsassina (páginas 33 a 35).

O trabalho desenvolvido neste projeto contou com o envolvimento e orientação dos professores (por ordem alfabética): Andreia Luz, Dulce Sanches; Isabel Pacheco; João Gomes; Marina Martins, Paula Gonçalves; Paula Santana; Paulo Vitória.