Marcação de visita






Ao longo do ano letivo 2016/2017 os alunos, Margarida Rios, Catarina Morgado e Rafael Nóbrega, da turma 11.º1A, desenvolveram um projeto científico que teve como principal objetivo proceder à caracterização farmacognóstica das plantas Zanthoxylum zanthoxyloides (Lam.) Zepern. & Timler e Zanthoxylum leprieurii Guill. & Perr. As amostras estudadas foram colhidas, em 2016, na ilha de Orango, no arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau).

Este estudo contou com a participação e orientação da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Pela importância e qualidade do trabalho, foi submetido um Abstrat para avaliação da comissão científica do XXV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química.

O abstrat com título, Micromorphological, phytochemical profile and antibacterial evaluation of two Rutaceae species, foi aceite para Comunicação em Painel e foi publicado em livro. (PDF)

A apresentação do trabalho realizou-se durante o congresso, que decorreu nos dias 17 a 19 de julho de 2017, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A aluna Margarida Rios esteve presente nas sessões de apresentação do poster. 

 

Para o desenvolvimento deste projeto foi determinante a participação, disponibilidade e orientação das Professoras Ana Margarida Madureira e Generosa Teixeira da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). Estamos muito gratos por toda a atenção.

Agradecemos também à Unidade de microscopia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pela disponibilidade e a orientação prestada durante todo o projeto.

No livro de resumos é possível consultar o abstrat do trabalho na página 182. (PDF)