No dia 16 de outubro, as turmas dos 5 anos, realizaram a 1ª experiência em laboratório!
Material:
- Um depósito de vidro com água;
- Batata, maçã, lápis, clip, prego, bola de plástico, garrafa de plástica vazia, rolha, mola de roupa;
- Uma ficha de trabalho e um lápis.
Começaram por levantar hipóteses e previsões, sobre o que aconteceria aos objetos ao serem colocados sobre a água…
Assinalaram as previsões numa ficha, com uma tabela de duas entradas.
Experimentaram…..e, finalmente avaliaram os resultados, comparando-os com as previsões!
Levantaram-se várias questões, sobre o peso, a densidade, a forma dos objetos e sua relação com a flutuação.
Posteriormente, alguns alunos pesquisaram com as famílias e trouxeram para a escola algumas respostas às questões levantadas.
“É importante que a criança possa ter um contacto direto com atividades de natureza prática, contextualizadas, em que, incentivada pelo educador, possa fazer e pensar sobre o que faz, tenha a possibilidade de realizar explorações e manipulações que desenvolvam a sua natural curiosidade e criatividade, elevando-a ao limite máximo do potencial que há dentro de si. “ (in Modelo Pedagógico)
Galeria inválida