Marcação de visita






Dia 23 de Abril pelas 10h20 foi inaugurado o Largo Frederico Valsassina em frente ao portão principal do Colégio Valsassina.

Uma homenagem da cidade de Lisboa ao legado do pedagogo Frederico Valsassina (1930-2010) integrada nas Comemorações dos 120 anos do Valsassina.

FREDERICO VALSASSINA, professor e diretor do colégio durante 40 anos, trabalhou toda a sua vida para o sucesso do Colégio Valsassina e da Educação em Portugal. Esta homenagem testemunha o muito que fez em prol da educação e da formação de muitas gerações de alunos e, também do seu papel na afirmação do ensino particular e na defesa da Liberdade de Aprender e de Ensinar em Portugal. Tal dedicação a uma causa nacional foi reconhecida ao mais alto nível, em 1995, quando Sua Exª o Presidente da República, Dr. Mario Soares, o agraciou com a distinção de Comendador da Ordem da Instrução Pública. 

Sempre atento, empenhado, incansável, de fácil acesso para troca de opiniões e ideias, disponível para abraçar novos projetos na área da educação e em particular do ensino da matemática, FREDERICO VALSASSINA deixou-nos um legado num sentido verdadeiramente humanista que constitui um exemplo para as novas gerações. 

Para além de pedagogo, faceta amplamente reconhecida, emerge uma outra de destacada intervenção de FREDERICO VALSASSINA na zona de influência do Colégio, criando oportunidades de emprego a muitos habitantes da freguesia de Marvila, homens e mulheres, e apoiando a educação dos seus filhos. 

Grande desportista, FREDERICO VALSASSINA dedicou grande parte da sua vida ao desenvolvimento do voleibol, integrando como jogador várias equipas das quais se destaca a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, onde foi por diversas vezes campeão nacional, e a Seleção Nacional. 

Esta homenagem acontece quando comemoramos os 120 anos do Colégio Valsassina e faz 70 anos que FREDERICO VALSASSINA (1930-2010) iniciou a sua carreira de professor de matemática e 58 anos que assumiu a direção pedagógica do colégio. 

 

 

 

Versão digital da brochura distribuída (produção da responsabilidade da CM Lisboa)

 

 

Edital nº 7/2019 de 15/02/2019, onde foi atribuído ao Largo à Azinhaga da Bela Vista, o nome de Largo Frederico Valsassina (produção da responsabilidade da CM Lisboa)