Marcação de visita






 

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 120 ANOS DO COLÉGIO VALSASSINA

No dia 23 de Novembro encerraram-se as comemorações dos 120 anos do Colégio. Foi um dia de festa e de celebração de um projeto, tão importante e significativo como é o que vivemos todos os dias no Valsassina. Um projeto iniciado há precisamente 120 anos pelos meus bisavós, Susana Duarte e Frederico César de Valsassina e, para já, continuado por mais quatro gerações.

Venho agradecer a todos os que, ao longo deste último ano, participaram nestas comemorações. Pelos excelentes contributos que nos trouxeram, e em particular pela energia acrescida que nos comunicaram, que nos permite prosseguir o nosso trabalho, e sobretudo enfrentar os muitos desafios com que diariamente nos confrontamos.

Foi de facto, um ano permeado de eventos, com muita criatividade e variedade, que terminou com a colocação de uma placa na Rua de Santa Marinha nº 5, a assinalar o local onde todo este projeto começou. Momentos únicos, especiais e memoráveis: Nove palestras, dois concertos, uma grande conferência, duas publicações, um desenho, a atribuição do nome de Frederico Valsassina ao Largo de acesso ao colégio. Nada disto teria sido possível sem o apoio de todos.

Um agradecimento muito especial à Comissão das Comemorações dos 120 anos pelas ideias, pelo dinamismo e pelas formas como ajudou a planear e a divulgar os vários eventos realizados. Esta comissão foi constituída por atuais alunos e professores e por antigos alunos representantes da Associação dos Antigos Alunos do Colégio (AAACV). Por ordem alfabética: António Grilo, Benedita Sarmento, Duarte Martins, Frederico Valsassina Amaral, Isabel Raimundo, Maria João Nunes, João Gomes, Leonor Neto, Manuel Valsassina Heitor, Maria Alda Soares Silva; Maria João Craveiro Lopes, Maria Valsasina, Marta Magalhães e Silva e Vera Appleton. Muito obrigado.

Mas também aos 28 alunos, pais, professores e funcionários que responderam ao desafio de conceber um logotipo para estas comemorações e submeteram a concurso 32 propostas; aos 980 que votaram para definir uma short list de 10 propostas; ao júri, que selecionou a proposta vencedora: João Gomes, Liliana Moreira, Luís Cácio, Vera Appleton e o designer Pedro Falcão, e muito naturalmente à aluna Beatriz Pereira que foi a vencedora.

Igualmente um agradecimento muito sincero para todos os que se envolveram ativamente na organização das várias palestras que foram realizadas ao longo do ano, dos concertos e da Conferência Valsassina 120 anos – do Presente para o Futuro - realizada a 18 de Maio na Gulbenkian. Aqui incluo todos os palestrantes e músicos convidados, a equipa diretiva, os professores, os alunos e as suas famílias, mas também o Duarte Martins e a Leonor Neto pelo seu empenho e excelente prestação na apresentação dos vários eventos em que participaram, a Paula Gonçalves e a Vanessa Freitas pelas coreografias e a Maria João Nunes pelas reportagens fotográficas.

Um muito obrigado à equipa que organizou e editou o livro 120 Ideias para o Futuro e a Gazeta Especial dos 120 anos, que tão bem sei, não gosta de ser mencionada: o João Gomes, o Luís Marinho e a Joana Baião que definiram os conteúdos, selecionaram e reviram os textos, a Maria Barbara Grandiboul que se ocupou da composição e da paginação gráfica. Associo à qualidade destas duas publicações, que ficará como memória futura destas comemorações, a proeza de o conseguirem fazer em tão curto espaço de tempo. Um agradecimento também ao Pedro Rosa pelo apoio informático e ao Pedro Alves da Gráfica IDG que por duas vezes conseguiu os impossíveis. E claro está, para todos os que contribuíram, quer com as 120 ideias que nos irão certamente ajudar a construir uma visão para o futuro do colégio, quer com textos dando a conhecer alguns dos principais registos da memória, da história coletiva e da simbologia do Valsassina. E certamente seria injusto não destacar aquela que é a verdadeira guardiã das memórias do colégio. Muito obrigado Maria Alda por nos ajudar a fixar o passado. Como dizia Padre António Vieira, “O presente é futuro do passado, e o mesmo presente é o passado do futuro”.

Ao Miguel Palma, um agradecimento por ter respondido ao nosso convite e se ter associado a estas comemorações com o desenho que acabou de ser lançado e que ficará como registo deste ano. Também ao Luís Alegre pelo trabalho de reprodução do desenho em rizografia, que está agora disponível, e à Joana Valsassina e à Vera Appleton pela explicação que nos fizeram do trabalho do Miguel.

Às duas proprietárias do prédio da rua de Santa Marinha nº 5, onde há 120 anos se instalou a primeira escola criada pelos meus bisavós. Obrigado por terem autorizado a colocação de uma placa evocativa. Mas também um agradecimento aos nossos queridos amigos João Lopes Raimundo e Isabel Raimundo, pelos contactos estabelecidos com as proprietárias e pela insistência na obtenção do consentimento. Sem a perseverança da Isabel tal não teria sido possível.

Renovo ainda o agradecimento, já feito em Abril, aos mais de 1300 antigos e atuais alunos, professores, funcionários, familiares e amigos, onde também incluo o Dr. António Videira, Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, que se envolveram no processo de atribuição do nome do meu pai ao largo de acesso ao colégio e assinaram a petição enviada à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa. O vosso apoio foi fundamental para que a morada do Colégio passasse doravante a ser Largo Frederico Valsassina. Uma mais que merecida homenagem.

Por fim, e não menos importante, à Fátima Maia Dias pelo incansável apoio na organização dos muitos eventos realizados ao longo deste ano e pelo cuidado para que nada faltasse; a toda a equipa técnica do colégio que, atrás do palco, trabalha diariamente connosco, garantindo que tudo funcione em condições e à Associação dos Antigos Alunos pelo envolvimento e presença constante ao longo destas comemorações. Também à Mafalda Moura Santos e ao Federico Cestelli pela brilhante condução da sessão de encerramento, ao Mário Cília e ao Luís Cássio, ao João e à Inês Paixão pelos testemunhos e à Vanessa Freitas e ao coro infantil que abriu a sessão.

Um agradecimento final, muito especial, ao João Gomes, à Maria Valsassina e ao Frederico Valsassina Amaral. Muito obrigado pelo vosso empenho e permanente disponibilidade.

E mesmo a terminar, para todos, e para cada um, vai o meu sincero agradecimento pelo apoio, pela lealdade demonstrada e pela confiança depositada no Colégio que, como sabem, é o único garante de um projeto educativo independente, de qualidade e em permanente atualização.

Teresa Valsassina Heitor

Presidente do Conselho de Administração

Colégio Valsassina S.A.