Marcação de visita






José Magalhães (1929 – 2020)

É com profunda emoção que o Valsassina se despede de José Magalhães, figura incontornável do voleibol nacional e professor do Valsassina durante muitas décadas, que hoje nos abandonou, aos 91 anos. O seu percurso desportivo e pedagógico, postura e sentido de ética foi bem marcante da evolução do desporto escolar no Valsassina, assim como a sua dedicação à iniciação e à prática do voleibol no Colégio, levando sucessivas gerações de alunos a envolverem-se na modalidade.

Praticante de voleibol desde a sua juventudeintegrou a equipa de voleibol sénior do Benfica, onde se destacou a nível nacional e internacional nas décadas de 1950 e 1960. Mais tarde, nos anos de 1970 e de 1980, a sua ação viria a ser particularmente marcante a nível nacional como treinador da mítica equipa de voleibol feminina do Benfica, as “Marias”.

A convite de Frederico Valsassina, começou a trabalhar no Colégio como professor de educação física no final da década de 1960, tendo integrado a equipa de treinadores de voleibol do colégio. Defensor convicto dos princípios humanistas do desporto escolar, tornou-se uma figura incontornável da pedagogia do voleibol no Valsassina, tendo orientado muitos dos sucessivos professores de educação física e treinadores de voleibol que têm trabalhado no Colégio ao longo das ultimas décadas. Trabalhou sempre em grande articulação com João Valsassina, com quem desenvolveu uma grande amizade.

 Lisboa, 4 de Abril de 2020

 

 

 

 

A notícia chegou fulminante e fria ao meu telemóvel.

MORREU O JOSÉ MAGALHÃES.

Há pessoas que não merecem morrer. Merecem a eternidade.

E uma dessas era o Magalhães.

Meu Professor de voleibol, meu Colega, meu Amigo de uma VIDA.

E já são tantas as saudades.

Mentiroso aquele que uma vez disse “um Homem não chora”. Hoje já chorei bastante. E vou continuar a chorar devagarinho, por muito tempo.

Até SEMPRE Magalhães.

 Mário Cília  

 

 

 

A noticia da "partida" do Professor José Magalhães, apanhou-me de surpresa tal como o "tempo diferente" que hoje vivemos, de um vírus que nos remeteu a casa, sem qualquer aviso prévio…

Fico assolado pelo enorme carinho e consideração que este “Homem” nos merece.

 Conheci o Professor Magalhães quando tinha 10 anos. Foi meu treinador e mais tarde colega. Recordo os treinos, os fins-de-semana de jogos, os Regionais e os Nacionais... Fica na memória a enorme disponibilidade e a constante boa disposição.

O “Magalhães” foi sempre um jovem entre jovens!

Dedicou uma parte importante da sua vida à sua grande paixão: o Voleibol. E nós tivemos o privilégio que isso acontecesse, por mais de 40 anos no nosso Colégio Valsassina.

 Os amigos não têm idade, são uma segunda família. E é por isso que a amizade cria laços para a eternidade.

Muito obrigado por tudo e… até sempre!

 Miguel Pombeiro

 E TODO o Grupo de Educação Física.