Marcação de visita






 

No dia Dia do Mar - 16 de novembro  - foi lançado o Projeto do 1º Ciclo - O MAR É TUDO - com um almoço temático "Menu do Mar" e a presença da cientista "Bina Marinha" da Agência Ciência Viva -  Pavilhão do Conhecimento.

 

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

No ano em que se iniciam as comemorações do V centenário da Rota de Magalhães, a viagem de circum-navegação do navegador português Fernão de Magalhães, o primeiro ciclo está a desenvolver um projeto multidisciplinar que vai explorar o papel do MAR na vida dos homens e do nosso planeta, na nossa cultura e na nossa história e destacar o contributo passado e presente de Portugal e dos portugueses, para o conhecimento sobre o MAR.

O projeto O MAR É TUDO articula diferentes conteúdos trabalhados nas várias componentes curriculares: no Português, na Matemática, no Estudo do Meio, nas Ciências Experimentais, no Inglês, nas Expressões Artísticas e Físico Motoras. Está construído com base em Eixos Temáticos que integram diferentes atividades que são desenvolvidas ao longo do ano letivo com diferentes níveis de aprofundamento, consoante o grupo etário a que se destinam. 

As atividades estão concebidas para: estimular a curiosidade e o papel ativo dos alunos na recolha de informação, na observação, na experimentação, na discussão e na apresentação dos resultados; permitir a consolidação das aprendizagens essenciais; reforçar competências linguísticas; desenvolver capacidades criativas e imaginativas; despertar o prazer de aprender.

Partindo da curiosidade e do interesse que o MAR desperta nos alunos do primeiro ciclo, vamos mostrar que o mar não é só banhos de praia e peixe. É história, ciência, economia, politica. É fonte de inspiração artística, de aventuras, tragédias,  mitos e de muito mais. Desperta tristezas e alegrias e guarda muitos segredos. Mas é também o maior e menos explorado lugar do nosso planeta, onde ainda há muito por descobrir. 

Assim, vamos explorar:

-          as propriedades da água salgada;

-          as ondas, marés e correntes marítimas;

-          a biodiversidade marinha;

-          a fauna e flora marinha

-          as principais espécies utilizadas na nossa alimentação e aquelas que se encontram ameaçadas

-          o conceito de fóssil e de património geológico; 

-          os riscos naturais com impacto nas faixas litorais;

-          as ameaças decorrentes da destruição de recursos marinhos e da poluição marítima;

-          os tipos de embarcações marítimas e formas de navegação;

-          as atuais profissões ligadas ao mar, as que têm vindo a desaparecer, as suas tradições e costumes;

-          os tipos de pesca: artesanal, industrial e desportiva, respetivas técnicas, materiais e truques;

-          a cultura, literatura, pintura, música e teatro do Mar; 

-          os segredos que se escondem no fundo do Mar.

 

"O MAR É TUDO" é o titulo adaptado da obra de Júlio Verne "Vinte Mil Léguas Submarinas" publicada em 1870

" O mar é tudo, o mar cobre sete décimas partes do globo terrestre. O seu sopro é puro e sadio.O mar é um imenso deserto em que o homen nunca está só porque sente a vida estremecer-lhe à sua volta"

(Cap. X "O Homem das águas" Ed. Bertrand 2011,p. 106)

 

Atividades já realizadas: 

Visita de Estudo à Praia Rochosa

Visita de Estudo ao  Museu do Mar

Visita de Estudo Salinas do Samouco

Experiências no Laboratório de Ciências Experimentais :

A água do mar congela?

Os ovos flutuam na água salgada? 

Vamos  experimentar fossilizar conchas e búzios? 

 

 

Educação pela Arte 
Nos Ateliers de Educação Plástica os alunos criaram  as Capas individuais onde se vão guardando os trabalhos realizados ao longo do ano letivo.
O  MAR É TUDO foi o ponto de partida para a pintura a guache.