Marcação de visita






O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores pretende incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos científicos inovadores. Na edição de 2019 do concurso Jovens Cientistas e Investigadores foram selecionados, para a Mostra Nacional de Ciência, todos os projetos apresentados por alunos do Colégio Valsassina (cada escola tinha um máximo de 6 candidaturas). A 13.ª Mostra Nacional de Ciência realizou-se de 30 de maio a 1 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e estiveram presentes a concurso 100 projetos da autoria de cerca de 250 jovens cientistas e investigadores, orientados por 61 professores.

Os trabalhos apresentados foram:

·  O problema invisível do chumbo: Desenvolvimento de um dispositivo quantificador deste metal, da autoria de Afonso Coalho, Duarte Martins e Tiago Salem 12.º 1A. Trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia, sob a coordenação do professor João Gomes.

·  SAGA - Sistema de Análise de Gases, da autoria de Francisco Ferreira, Pedro Dias e Sérgio Perez, 12.º 1B. Trabalho desenvolvido na disciplina de Física, sob a coordenação do professor Pedro Jorge.

·  Estarão os nossos jovens a envelhecer precocemente? da autoria de Laura Mota, Madalena Monteiro e Catarina Nunes, 12.º 1A. Trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia, sob a coordenação do professor João Gomes.

·  Gravity Power bank 2.0, da autoria de Diogo Adegas 12.º 1B, Maria Gomes, Rita Vieira e João Montalvão, 12.º 1A. Trabalho desenvolvido na disciplina de Física, sob a coordenação do professor Pedro Jorge.

· Micotoxinas: um macroproblema, da autoria de Berke Santos, Pedro Cortez e Tomás Carneiro, 12.º 1A. Trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia, sob a coordenação do professor João Gomes.

Trabalho distinguido com o 2.º Prémio e com o Prémio de representar Portugal na EUCYS, European Union Contest for Young Scientists, que se irá realizar este ano na Bulgária, em setembro.

·  Figo D'Chão, reaproveitamento de fruta para produção de vinagre, da autoria de António Gonçalves, Fernando Travassos e Duarte Vila Maior, 12.º 1A. Trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia, sob a coordenação do professor João Gomes.

Trabalho distinguido com uma Menção Honrosa.