Marcação de visita






O Projecto europeu “School Lab Quality – LPS 19”, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA; https://lps19airquality.esa.int/) procura desafiar alunos e professores a descobrir a Ciência e a Tecnologia que está associada à Observação da Terra. Ligando as atividades espaciais de ponta ao currículo do ensino secundário, pretende-se aumentar os conhecimentos dos alunos participantes sobre Ciências da Terra e Ciências Espaciais

No âmbito deste projeto, na semana de 19 a 25 de janeiro, alunos do secundário do Colégio Valsassina recolheram dados em tempo real sobre a qualidade do ar, bem como outros indicadores atmosféricos.

Este projeto pioneiro em Portugal, integra diversas escolas (sendo o Colégio Valsassina a única portuguesa) e institutos de ensino superior a nível europeu. O seu objetivo principal é encorajar os jovens a pensar no planeta Terra como um sistema, enquanto descobrem a tecnologia usada para o observar.

Os dados atmosféricos recolhidos no Colégio (disponíveis apenas entre 19 e 25 de janeiro), nas outras instituições e nos satélites Sentinel podem ser visualizados em: https://lps19airquality.esa.int/map/

 

Os alunos de Física do 12.º ano que estão a acompanhar este projeto estão a desenvolver também um dispositivo que pretende monitorizar e avaliar a qualidade do ar, m projeto que tem a supervisão do professor Pedro Jorge. Em breve será apresentado o protótipo desenvolvido por estes alunos.