Marcação de visita






Fundação da Juventude leva dois Jovens Cientistas para representarem Portugal no 9.º International Swiss Talent Forum

 

Os jovens vão debater questões ligadas ao tema da “World Food System” 

“World Food System” é o mote da 9ª edição do International Swiss Talent Forum que se realiza entre 5 e 8 de Fevereiro em Nottwil, na Suíça, e que irá reunir 70 jovens estudantes de toda a Europa para participarem num extenso programa de palestras, workshops e iniciativas em torno deste desafio colocado pelo Fórum.

“Os alimentos são essenciais à vida. No entanto, muitos habitantes da Terra lutam há muito tempo para se alimentar. À medida que a população humana contínua a aumentar, alteramos o ambiente para atender às nossas necessidades, complicando a capacidade de produzir alimentos para atender a três objetivos principais: garantir a saúde humana, assegurar a sustentabilidade ambiental e preservar ou criar bem-estar social. Criar Alimentos sustentáveis e saudáveis para toda a população é, sem dúvida, um dos maiores desafios do século XXI”.

É esta a proposta de reflexão apresentada pelo Fórum sobre a temática deste ano e que irá reunir os jovens participantes no International Swiss Talent Forum para que em conjunto possam propor um sistema mais evoluído, pois é nossa obrigação colocar esta temática na agenda mundial. Aos jovens serão pedidas respostas inovadoras e criativas.

Como explica a organização do International Swiss Talent Forum «o objetivo deste encontro é reunir estudantes de toda a Europa para debater o futuro da World Food. Ao criar um espaço de interação e debate estamos a contribuir para o desenvolvimento de novas soluções. Nesse sentido, o ISTF coloca estudantes entre os decisores, especialistas, pesquisadores e gestores para debater um futuro da alimentação e nutrição, a nível mundial». 

Portugal estará representado por Berke Santos e Tomás Carneiro, alunos do 12.º ano do Colégio Valsassina, dois jovens cientistas que obtiveram na 13.ª Mostra Nacional de Ciência em 2019, o 2.º lugar com o projeto intitulado “Micotoxinas: Um Macroproblema”, na área da Química. Representaram Portugal na Final Europeia do Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS 2019), em Setembro último, em Sophia, na Bulgária e irão agora, através da Fundação da Juventude, participar neste encontro. Os Jovens partem de Lisboa no dia 4 de Fevereiro às 14h. 

O International Swiss Talent Forum organiza grupos de trabalho temáticos, o Berke vai participar no grupo de trabalho subordinado ao tema “Systems with Organic Agriculture” e o Tomás no “Food Waste/Food Loss”. A expectativa sobre estes jovens é grande e ainda maior A missão e expetativa destes jovens, ao representarem Portugal num Forum de reflexão tão relevante é sem dúvida muito importante. Segundo o Berke e o Tomás «Estamos bastante empolgados em voltar a representar Portugal em outro evento internacional. Para além da honra de representar o nosso país, estamos cientes da importância da temática em causa e, por essa razão, esperamos poder contribuir com as nossas próprias ideias, como também ouvir perspetivas diferentes de outras pessoas, que conhecem realidades distintas das nossas».

Anualmente, a Fundação da Juventude organiza, em Portugal, o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e a Mostra Nacional de Ciência. Através da participação nestes eventos os jovens portugueses têm a possibilidade de ser premiados e selecionados para representar Portugal em eventos internacionais de grande interesse.