Marcação de visita






Prémio Ciência na Escola distingue projetos do Colégio Valsassina. 2.º Prémio para “Kit de deteção de micotoxinas” e Menção Honrosa para “vinagre de Figo”

Dois projetos de alunos do secundário do Colégio Valsassina foram distinguidos na 16.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho e o Estado Português (através das áreas governativas da Educação e da Economia). O 2.º lugar foi atribuído ao projeto “Micotoxinas, um Macroproblema. Kit de deteção do enzima AKR7A3 na urina humana” da autoria de Berke Santos, Tomás Carneiro e Pedro Cortez. O projeto “Aproveitamento de desperdícios de fruta (figo) para a produção de vinagre” da autoria de António Gonçalves, Fernando Travassos e Duarte Vila Maior, foi distinguido com uma Menção Honrosa. Estes projetos foram desenvolvidos ao longo do ano 2018/2019, na disciplina de Biologia 12.º ano.

 Este prémio visa contribuir para a divulgação do conhecimento e da cultura científica nas escolas portuguesas, para o estímulo ao desenvolvimento de trabalho colaborativo e de projeto e para a integração e execução de ideias inovadores no sistema de ensino e na economia nacional, através da participação dos alunos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, das diferentes vias de educação e formação, em projetos multidisciplinares nas áreas da ciência e da tecnologia.

O prémio distingue projetos multidisciplinares nas áreas da ciência e da tecnologia, desenvolvidos em contexto escolar, de caráter eminentemente prático, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento e que envolvam os alunos em experiências e trabalhos de grupo, que lhes permita reconhecer a importância do conhecimento e do método científico no seu percurso futuro, e que se distingam pela criatividade, inovação e impacto social e económico potencial.

Na edição de 2018/2019, subordinada ao tema “A ciência ao serviço do desenvolvimento de Portugal”, foram submetidos a concurso 1390 projetos, 710 dos quais foram selecionados para a fase de desenvolvimento. Do Colégio Valsassina foram submetidos 14 projetos (1 do 1.º ciclo; 1 do 3.º ciclo; e 12 do ensino secundário).

De referir que a edição de 2018/2019 só agora foi encerrada com a comunicação dos vencedores o que motivou a Fundação Ilídio Pinho a publicar um comunicado sobre o assunto (disponível em https://www.fundacaoip.pt/2019/12/19/comunicado-sobre-a-entrega-dos-premios-da-16a-edicao-do-premio-fundacao-ilidio-pinho-ciencia-na-escola/)

A lista completa dos vencedores pode ser consultada em https://www.fundacaoip.pt/16a-edicao-20182019/ 

A cerimónia de entrega dos prémios vai realizar-se no dia 12 de fevereiro, em Aveiro.