Marcação de visita






No início do ano 2020, foi feita uma reabilitação profunda do Portão de Entrada da Quinta Terezinhas, respeitando e valorizando a traça original da quinta. 

A Quinta das Terezinhas, integra-se na tipologia de quintas construídas nos sec.XVIII e XIX na periferia da cidade de Lisboa, constituídas por espaços de produção agrícola e recreio associados a habitação permanente. A sua ocupação original foi planeada de modo a permitir um melhor controlo das áreas de cultivo localizadas na encosta, e tirar partido das panorâmicas sobre a cidade e envolvente. O acesso ao edifício principal, que ainda hoje inclui uma capela acoplada, é feito por um pátio de entrada, totalmente fechado para o exterior e aberto para a quinta e jardim, ao qual se acede por uma alameda a partir de um portão localizado num dos seus muros laterais.

Este portão, constituído por duas portas de ferro, apresenta cunhais rusticados de alvenaria de pedra irregular com base em cantaria, definidos por pilastras revestidos por reboco tirolês pintado de cinzento claro e em cujo coroamento assentam pinhas de argamassa assentes em plintos. No remate superior, em frontão curvo, insere-se um registo de azulejos, a azul e branco, com moldura policroma, com a inscrição QUINTA DAS THEREZINHAS.

 Durante 5 semanas foram feitos diversos trabalhos de reforço da segurança do vão, limpeza e tratamento da corrosão dos elementos metálicos, tratamento e reforço da ligação das portas à alvenaria, tratamento e reforço da alvenaria, correção do funcionamento do portão, desbaste e correção da vegetação, limpeza e reposicionamento da cantaria.

Nas fotografias abaixo poderá ficar a conhecer melhor a intervenção.
 
Preparação da Superfície 
 
 
Reforço da Segurança do Arco - execução de viga de betão armado pelo exterior e interior
 
      
 
Reforço da Alvenaria com malha de aço e lâmina de betão
 
  
 
Ligação do Portão à Alvenaria - Tratamento e Limpeza da Corrosão
 
    
 
Limpeza e correção da vegetação, potenciando um futuro crescimento mais sustentado e seguro
 
        
 
Correção e reabilitação dos pináculos
 
 
Pintura e acabamento final