Marcação de visita






O Modelo Pedagógico do Jardim de Infância do Colégio Valsassina assenta em três pilares distintos e complementares

 

 

Educação Emocional

A educação emocional é uma forma de aprender a interagir com os outros, a gerir adversidades e a relacionar-se com o mundo. É um processo complementar à aquisição de conhecimentos que permite um maior controlo sobre os impulsos, ajudando a criança a ser menos agressiva e mais sociável.

Os mecanismos de gestão emocional e de estimulação das várias competências sócio-emocionais, proporcionam aprendizagens significativas para o desenvolvimento integral da criança. Aprender a lidar melhor com as emoções e com as dos outros permite uma maior segurança afetiva e um equilíbrio interior indispensáveis à realização pessoal.

No Jardim de Infância ajudamos as nossas crianças a “conhecer-se a si próprias” e a gerir as suas emoções, para serem emocionalmente inteligentes e capazes de interagir de uma forma positiva com os outros.

Através de um processo educativo com estratégias diferenciadas em função da idade, procuramos que as nossas crianças aprendam a descobrir quem são e a olhar a vida com uma atitude positiva, responsável e, sobretudo, mais feliz.

Educacao pela Arte

A educação pela Arte é uma forma de aprender com base na criatividade, na liberdade de expressão, de sentir e de pensar, no prazer de experimentar diferentes formas de expressão, instrumentos e materiais e de desenvolver capacidades psico-motoras, cognitivas e afetivas e atitudes essenciais para a vida.

No Jardim de Infância valorizamos os aspectos educativos presentes no universo da arte como parte essencial da formação integral e harmoniosa que queremos proporcionar às nossas crianças:

  • a sensibilidade e a afectividade;
  • a imaginação, a invenção e o pensamento crítico;
  • a auto-disciplina, a concentação;
  • a autonomia e a socialização;
  • a auto estima, a auto confiança;
  • e a auto realização;
  • os meios para uma vivência artística e cultural.

Através da expressão plástica procuramos desenvolver:

  • a percepção sensorial, cognitiva e espacial;
  • a memorização visual;
  • as capacidades de expressão e de comunicação gráfica e visual;
  • a coordenação motora e a psicomotricidade.

Através da expressão musical procuramos desenvolver:

  • a percepção sonora e musical;
  • e o sentido rítmico;
  • o vocabulário, a comunicação verbal e a expressão corporal;
  • a memorização declarativa;
  • a coordenação cardiorrespiratória;
  • e o controlo muscular.

Educação para a Ciência

A educação para a ciência é uma forma de aprender com base em atividades de experimentação, estimulando a curiosidade natural e o desejo de saber mais. É um processo que interpela o pensamento e leva à compreensão do mundo físico e natural e ao desenvolvimento de capacidades de interpretação e reflexão.

No Jardim de Infância valorizamos os aspetos educativos presentes no universo da ciência procurando:

  • Estimular o ensino pela descoberta e pela partilha através da experimentação e do desenvolvimento sensorial;
  • Proporcionar o contacto direto com a natureza no nosso espaço quinta e na horta permitindo a atividade física tão fundamental numa educação para a saúde e bem estar;
  • Valorizar as brincadeiras como elemento essencial de relação com a natureza e com a cultura do mundo adulto;
  • Criar condições que permitam às nossas crianças aprender com prazer.

FATORES MÚLTIPLOS DA INTELIGÊNCIA

O modelo pedagógico do Valsassina no Jardim de Infância, pretende trabalhar a inteligência de uma forma global e equilibrada, desenvolvendo os seus múltiplos fatores:

Fatores lógico-matemáticos
Desenvolvidos através da aquisição do sentido de espaço e de tempo, dos números e das operações a partir de problemas do quotidiano despertando o interesse para as aprendizagens formais futuras.

Fatores visuais/espaciais
Desenvolvidos através da Educação pela Arte, nas aulas com a educadora e nos ateliers de expressão plástica que privilegiam o prazer de fazer, inventar, experimentar, pintar, desenhar, modelar e manipular materiais.

Fatores linguísticos
Desenvolvidos através de uma progressiva aquisição de uma consciência fonológica a partir do uso da linguagem, da expressão e compreensão oral de modo a despertar o gosto por ouvir e contar histórias, lengalengas e poesias.

Fatores quinestésicos
Desenvolvidos através da manipulação de jogos, puzzles, jogos dramáticos e mímica na aula com a educadora, bem como nas atividades de Educação Física.

Fatores musicais
Desenvolvidos através da Educação pela Arte, nas aulas com a educadora e nos ateliers de expressão musical que privilegiam o prazer de escutar, cantar, dançar, tocar e experimentar instrumentos musicais.


PERFIL DO ALUNO À SAÍDA DO JARDIM DE INFÂNCIA

Calmo, tranquilo e feliz em diferentes contextos

Capaz de fazer uma boa gestão emocional de si e dos outros/grupo

Capaz de resolver conflitos pacificamente

Autónomo e com iniciativa própria

Capaz de desenvolver e manter uma boa autoestima e autoconfiança

Capaz de respeitar e aplicar as regras de convivência social

Capaz de caminhar para o sucesso, ultrapassar as dificuldades e não desistir perante estas

Capaz de compreender a importância de cada um para o grupo e de todos para cada um

Curioso, criativo e com vontade de aprender

Responsável

Interessado e com boas práticas na interação com o meio ambiente


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Inauguração da Horta do Jardim de Infância aqui

Flutua ou não flutua? aqui

1ª Colheita na nossa horta aqui 

S. Martinho aqui

Semana aberta do Laboratório aqui

Quantidade: +, -, = ? aqui

O sol e as sombras aqui

Plantação do feijão aqui

Atividade de laboratório dos 5 anos A aqui

A chegada do Outono aqui

Germinação do feijão - 5 anos B aqui

Alimentação saudável - 5 anos A aqui


PDF - MODELO PEDAGÓGICO JARDIM DE INFÂNCIA